Na reunião híbrida semanal de diretoria da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES desta segunda-feira, dia 07, o ponto mais positivo foi a grande procura dos Magistrados para participar do 1º Congresso Nacional da ANDES, de 5 a 8 de junho, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).
O Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra (TJRJ), coordenou o encontro, onde foram discutidos outros assuntos, como a defasagem dos subsídios dos Magistrados e as perdas na aposentadoria. Também conversaram sobre a importância do respeito às prerrogativas dos Desembargadores e aos direitos previstos na Constituição, como a autonomia nas decisões em face da atuação dos Tribunais Superiores na atualidade.
A boa notícia sobre o aumento do interesse na participação do 1º Congresso Nacional da ANDES foi comunicada pelo Desembargador Fernando Fernandy Fernandes (TJRJ), do Conselho Deliberativo da Associação. As inscrições para o evento estão abertas através do email ademir@leadcongressos.com.
A programação acadêmica para o evento está praticamente finalizada e em breve será divulgada. Atuarão como palestrantes e debatedores Ministros de Estado e dos Tribunais Superiores, Desembargadores e Juízes de todos os Tribunais do país, além de outros representantes dos Três Poderes, e especialistas nos temas a serem debatidos.
O Diretor Nacional Cultural e de Eventos da ANDES, Desembargador Guaraci de Campos Vianna (TJRJ), lembrou aos colegas que podem enviar artigos para a revista especial sobre o 1º Congresso.
Estiveram na sede da ANDES, junto ao Desembargador Dutra, para acompanhar a reunião, os Desembargadores Marcos Alcino e Vitor Marcelo, ambos do TJRJ. Participaram virtualmente os Desembargadores Fernando Fernandy, Guaraci Vianna, Carlos Cini Marchionatti/TJRS (3º Vice-presidente), Eduardo Augusto Paurá Peres/TJPE (Diretor Nac. de Inativos), Renata Machado Cotta/TJRJ, James Magno/TRT 16-MA e João Alves/ TJPB, os três do Conselho Deliberativo. Nova reunião ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 14.