O retrato do Desembargador Manoel Carpena Amorim será inaugurado, no próximo dia 20, às 17h, na Galeria de Ex-presidentes da Associação Nacional de Desembargadores – ANDES. A cerimônia ocorrerá na sede da entidade, onde estará presente a família do homenageado. Será orador no evento o Desembargador Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJRJ) no biênio 2005-2006.
O Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, afirma que “é uma enorme satisfação e alegria prestar essa merecida homenagem ao primeiro Presidente da Associação, nosso pioneiro Magistrado a trilhar o caminho em defesa dos Desembargadores, que seguimos com orgulho”.
O Desembargador Carpena Amorim foi Corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro de 2005 a 2006. Presidiu o Tribunal de Alçada e dirigiu a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) de 1997 a 2001. Aposentou-se do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) em 2006.
Após inaugurar o retrato e descerrar a placa, haverá coquetel, ao som da música interpretada pelo duo formado pelo Juiz Carlos Sergio Saraiva, no baixo, e pelo pianista Bruce Lemos.
A ANDES foi fundada em março de 2006 e congrega atualmente cerca de 500 Desembargadores. A sede fica na Rua Dom Manuel, 29, sala 101, no Centro do Rio.