Nesta segunda-feira, dia 27, Juan Luiz Souza Vazquez e Guilherme Braga Peña de Moraes e os advogados Carlos Alberto Menezes Direito Filho e Fernando Marques de Campos Cabral Filho tomaram posse como Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em solenidade realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central. O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), Desembargador Fabio Dutra compareceu para cumprimentar os quatro novos Desembargadores, oriundos do quinto constitucional – Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
Os Magistrados foram nomeados pelo governador Cláudio Castro, no dia 16 de dezembro, a partir das listas tríplices formadas pelo Tribunal Pleno do TJ do Rio. O Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, falou da honra do Tribunal em receber os quatro novos Magistrados. “Hoje nós estamos recebendo um presente. Os quatro foram escolhidos pelo que representam, pelo cabedal de conhecimento que cada um detém. Vão compor um colegiado, vão aprender a decidir em conjunto, vão compartilhar ideias, arejar a nossa Casa, ora com a visão da advocacia, ora com a visão do Ministério Público”, afirmou.
Acompanhado dos Desembargadores Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho e Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, o novo Magistrado Juan Luiz Souza Vazquez prestou o compromisso em nome dos demais empossados.
Na sessão, o Desembargador José Muiños Piñeiro Filho foi o responsável por fazer a saudação em nome do TJRJ e iniciou seu discurso homenageando os familiares dos Desembargadores. “Ninguém chega onde eles estão chegando sem uma estrutura familiar, estrutura essa que merece ser homenageada. Suas trajetórias foram reconhecidas pelas votações que tiveram neste plenário, alcançando todos significativa votação e, depois, nomeados pelo governador Cláudio Castro, que detém a missão constitucional e a legitimidade dos milhões de votos que recebeu dos eleitores.”
O Desembargador Carlos Alberto Menezes Direito Filho discursou em nome dos demais empossados. Para ele, o momento marca a responsabilidade de integrar o Tribunal de Justiça do Rio. “Trata-se de uma ocasião que transcende a nossa celebração individual. O ineditismo da nossa ascensão neste digno colegiado representa, simultaneamente, a renovação do compromisso coletivo de proteger e fortalecer esta instituição essencial e de equilíbrio da nossa sociedade”, ressaltou.
O Desembargador Fabio Dutra cumprimentou o Desembargador Juan Luiz Souza Vazquez
Des. Carlos Alberto Menezes Direito Filho também recebeu os cumprimentos do Presidente da ANDES
Desembargador Guilherme Braga Peña de Moraes cumprimentado pelo Desembargador Fabio Dutra
Os Desembargadores Fabio Dutra, Juan Luiz Souza Vazquez e João Ziraldo Maia
Ao centro, o Des. Fernando Marques de Campos Cabral Filho entre Magistrados do TJRJ, como os Desembargadores Fabio Dutra, Marcelo Buhatem e Carlos Santos de Oliveira.