O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, compareceu nesta segunda-feira, dia 14, ao lançamento do livro Direito Estatutário Infantojuvenil do Desembargador Jean Saadi, Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).
O evento, por ocasião da comemoração pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aconteceu no auditório da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), localizado dentro do prédio do Museu da Justiça do Rio de Janeiro, no Centro.
Antes de iniciar a sessão de autógrafos, foi apresentado vídeo com depoimentos de ex-alunos do autor, que é professor de Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF) há 33 anos. O Desembargador Jean Saadi contou que elaborou o livro, na verdade o segundo da coleção “Direitos Humanos – Proteção Jurídica e Processual”, contendo os principais pontos sobre Direito Infantojuvenil e com base em cerca 400 verbetes do TJRJ. O Coordenador do Núcleo Interamericano de Direitos Humanos, Professor Siddharta Legale, que escreveu o prefácio do livro, também falou sobre a experiência de ter sido aluno do Magistrado e destacou que a obra é essencial e complementa a bibliografia na área de proteção e dos Direitos Humanos.
Vários Magistrados compareceram, entre os quais os Desembargadores: Suely Lopes Magalhães (1ª Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Peterson Barroso Simão (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), Cláudio Brandão de Oliveira (Vice e Corregedor do TRE-RJ), Cláudio Luís Braga Dell’Orto (Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), Guaraci de Campos Vianna (Diretor Nac. Cultural e de Eventos da ANDES), Fernando Fernandy Fernandes (Conselho Deliberativo da ANDES), Renata Machado Cotta (Cons. Deliberativo da ANDES), Carlos Santos de Oliveira (Conselho Fiscal da ANDES), Mauricio Paes Barreto Pizarro Drummond (Suplentes do Cons. Fiscal da ANDES).