O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, participou nesta quarta-feira, dia 18, da reinauguração de dois auditórios no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
O Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reinaugurou os auditórios Desembargador Antonio Carlos Amorim e Desembargador Nelson Ribeiro Alves, ambos inaugurados em 1995. Os dois espaços também estão disponibilizados à Cidade do Rio de Janeiro com a proposta de receber os principais eventos jurídicos promovidos no Rio de Janeiro.
Os dois auditórios voltam a fazer parte do conjunto de espaços de eventos jurídicos e acadêmicos ofertados pelo Poder Judiciário fluminense no Complexo do Fórum Central da Capital, que conta com outros quatro auditórios e dois plenários. Dessa forma, o Tribunal de Justiça do Rio se candidata a se tornar o principal polo de congressos, seminários e encontros voltados para discussões e debates de temas de interesse da classe jurídica na capital fluminense.
De acordo com o Presidente do Tribunal, essa foi a primeira grande reforma realizada nos espaços, inaugurados em 1995. O Desembargador Ricardo Cardozo fez questão de homenagear o Desembargador Antonio Carlos Amorim, que batiza um dos auditórios, ressaltando o espírito empreendedor do Magistrado. Ele lembrou que foi o Desembargador homenageado quem mais se empenhou para construção da Lâmina IV do Tribunal de Justiça do Rio.
A filha do Desembargador Antonio Carlos Amorim, Helena Amorim, representando o pai que, aos 95 anos, não pôde comparecer à cerimônia de inauguração, agradeceu as palavras e homenagens prestadas pelo presidente do TJRJ. O Presidente Ricardo Rodrigues Cardozo convidou, então, Helena Amorim para juntos, descerrarem a placa comemorativa à reinauguração dos auditórios.
Em seguida, a Orquestra de Câmara e o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Gastão, se apresentaram para o público presente à cerimônia.
A engenheira Anizia Christina Leite, diretora do departamento de Engenharia (DEENG), da Secretaria Geral de Logística do TJRJ (SGLOG) explicou que as reformas dos auditórios, iniciadas no dia 20 de dezembro de 2023, foram concluídas em exatos 328 dias. Ela também ressaltou que as reformas tiveram preocupação especial com a acessibilidade.
Foto: Rosane Naylor (TJRJ)