Hoje, sexta-feira, dia 04 de novembro de 2022, às 11h, foi realizada solenidade especial de comemoração dos 209 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, a terceira Corte mais antiga do Brasil, na atualidade presidida competentemente pelo Des. Paulo Velten. A solenidade ocorreu na sala das sessões Plenárias, no Palácio Clóvis Bevilacqua (Sede do TJMA), com entrega de medalhas aos homenageados e homenageadas por seus bons serviços prestados à Justiça e à cidadania, e contou com a ilustre presença do ex-Presidente da República José Sarney e da Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Presidente do STJ.
Por proposição do Des. Jamil de Miranda Gedeon Neto, o Presidente da ANDES, Des. Marcelo Buhatem, teve a honra de ser agraciados com a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense, em reverência ao grande jurista que se notabilizou pelos estudos jurídicos em defesa das fronteiras do país.
Além do Presidente da ANDES, Des. Marcelo Buhatem, também foram homenageados com a Medalha Cândido Mendes: o Cons. do CNJ, juiz Richard Pae Kim; o corregedor-geral da Justiça do RJ, Des. Ricardo Rodrigues Cardozo; a corregedora-geral da Justiça do TO e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Des. Etelvina Maria Sampaio Felipe; o presidente do TRT16, Des. Francisco José de Carvalho Neto e a Des. Ilka Esdra Silva Araújo do TRT16.
Além dos supracitados, também foram homenageados com a Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima, os desembargadores do TJMA, Marcelino Everton, por seus 40 anos de magistratura, e Jorge Rachid e Sebastião Bonfim, ambos por seus 30 anos de magistratura.
A ANDES parabeniza a todos os homenageados pelos serviços prestados que ensejaram a entrega das comendas.