Posse no TJRJ: Desembargador Ricardo Couto assume Presidência
Em solenidade da nova administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para o biênio 2025-2026, na última sexta-feira, dia 7, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, o Desembargador Ricardo Couto assumiu o cargo de Presidente. Ele afirmou o compromisso de oferecer uma Justiça mais célere, próxima do cidadão e pautada pelo desenvolvimento humano, destacando a necessidade de modernização contínua do Judiciário fluminense.
O Magistrado deu posse aos demais integrantes da Administração: os Desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira, na Corregedoria Geral da Justiça; Suely Lopes Magalhães, primeira Vice-presidente; Maria Angélica Guerra Guedes, segunda Vice-presidente; Heleno Ribeiro Pereira Nunes, terceiro Vice-presidente; e Claudio Luis Braga dell’Orto, Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
O novo Presidente do Tribunal, Desembargador Ricardo Couto, fez uma reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo e a necessidade de comprometimento com a Justiça e a verdade. Citando o filme “Ainda Estou Aqui”, ele ressaltou que, assim como a obra nos leva a meditar sobre um passado recente, a realidade atual demonstra que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para garantir um sistema justo e eficiente.
Ao abordar os desafios internos do Tribunal, o Desembargador Ricardo Couto reforçou a necessidade de modernização e valorização da Magistratura, garantindo melhores condições de trabalho para juízes e servidores. Defendeu a implementação de novas tecnologias para reduzir a burocracia e aumentar a eficiência do Judiciário, sempre com foco no atendimento à sociedade.
“Não é hora de nos rendermos. Ao contrário. É hora de procurarmos forças. É hora de acreditar. É hora de lutar com a nossa arma, quando provocados: a palavra.” Por fim, destacou que a gestão será pautada em ações concretas. “Na atividade judicante, o ponto maior é a sentença e a coisa julgada. Na Administração, o ápice são os atos concretos”, afirmou.
O Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo se despediu do cargo mencionando os desafios superados e o legado deixado ao longo de sua gestão. O Magistrado falou sobre a importância da colaboração entre as instituições e a necessidade de fortalecer o compromisso com a transparência e a Justiça.
Em nome do Tribunal, a Desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo discursou e destacou que o conhecimento do Desembargador Ricardo Couto adquirido ao longo dos anos será essencial para o êxito da gestão dos próximos dois anos. “São anos de experiência e expertise em diferentes campos da Justiça. Registro votos de pleno sucesso ao novo Presidente e a todos os Desembargadores empossados”.
Presenças na solenidade
O plenário esteve lotado de magistrados, autoridades e representantes dos três Poderes, servidores e convidados, como o Procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, o Governador do Estado, Cláudio Castro, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, e a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Rio de Janeiro (OABRJ), Ana Tereza Basílio.
Também compareceram os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques; o Procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e o Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Luis Felipe Salomão.
O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também compôs a mesa de honra. O Cardeal Dom Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio, os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Marco Aurélio Bellizze, Antônio Saldanha Palheiro e Luis Alberto Gurgel de Faria, o Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Benedicto Gonçalves, além dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, Renata Gil de Alcântara Videira e Daiane Nogueira de Lira.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; o Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama; e o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Francisco José de Oliveira Neto, também participaram. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional foi representada por Beto Simonetti. A Juíza Eunice Haddad, Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), também participou da solenidade.