O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro empossou quatro novos Desembargadores em sessão solene realizada nesta segunda-feira, dia 2, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter. O presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, acompanhou a cerimônia.
Tomaram posse os Desembargadores Antonio da Rocha Lourenço Neto, Cláudia Maria de Oliveira Motta, Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau e Simone de Araújo Rolim. Os quatro Magistrados foram promovidos após votação dos desembargadores membros do Órgão Especial.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Ricardo Couto de Castro, abriu a cerimônia, convidando os padrinhos dos Magistrados para acompanhá-los até a assinatura do termo de posse. O Magistrado Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau foi conduzido ao Plenário pelos Desembargadores Gizelda Leitão Teixeira, Werson Franco Pereira Rego e Luiz Fernando de Andrade Pinto. Ele foi promovido, pelo critério de merecimento, para a vaga do Desembargador Fernando Antonio de Almeida.
Em seguida, foi a vez da Magistrada Cláudia Maria de Oliveira Motta ser conduzida pelas desembargadoras Cristina Tereza Gaulia e Maria Cristina de Brito Lima, sendo acompanhada, ainda, pela Desembargadora Ivone Ferreira Caetano. Ela assume, pelo critério de antiguidade, a vaga em decorrência da aposentadoria do Desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho.
Coube à 2ª Vice-presidente do TJRJ, Desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, e ao Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio a honra de conduzirem ao Plenário a Magistrada Simone de Araújo Rolim, promovida, pelo critério de merecimento, na vaga do Desembargador José Carlos Varanda dos Santos.
Já os Desembargadores Jose Roberto Portugal Compasso e Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira acompanharam ao Plenário o Magistrado Antonio da Rocha Lourenço Neto para assinatura do termo de posse. O novo Desembargador assume pelo critério de antiguidade, na vaga oriunda da aposentadoria do Desembargador Nagib Slaibi Filho.
Em nome do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Desembargador Milton Fernandes de Souza, Presidente do TJRJ no biênio 2017-2018, saudou os novos Desembargadores.
A Desembargadora Cláudia Maria de Oliveira Motta, representando os novos Desembargadores, disse considerar o novo cargo como um desafio sobre o que ela e os demais empossados podem contribuir para o Tribunal.
O Presidente do Tribunal, Desembargador Ricardo Couto de Castro, encerrou a cerimônia desejando sucesso e parabenizando os novos Desembargadores.
A cerimônia de posse contou com as presenças do Desembargador Sergio Cavalieri, Presidente do TJRJ no biênio 2005-2006; do Desembargador Milton Fernandes de Souza, Presidente do TJRJ no biênio 2017-2018; do Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, Presidente do TJRJ no biênio 2021-2022; do Vice-presidente da Amaerj, Desembargador Ricardo Alberto Pereira; do Subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária, Marcelo Pereira Marques; do Defensor Público-geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão; do Procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar; e do Desembargador federal Sergio Schwaitzer, além de Magistrados e familiares e amigos dos novos Desembargadores.