Skip to content

Pacote Anticrime-Avanço ou Retrocesso?

Teve início hoje, na Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, o Evento Jurídico PACOTE ANTICRIME – Avanços ou Retrocessos?, organizado pela Escola da Magistratura do TJMT, sob a batuta do seu Presidente, Des. MARCOS MACHADO. O evento conta com a presença do Ministro da Justiça, Anderson Torres, bem como do ministro do STF André Mendonça, dos Ministros do STJ Reynaldo Soares da Fonseca e Sebastião Reis, do Ministro aposentado do STJ Nefi Cordeiro, do Presidente da ANDES Desembargador Marcelo Buhatem, do Diretor da Polícia Judiciária de Portugal Artur Vaz, além de desembargadores, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.
O 1º painel, do Ministro Torres, trouxe a preocupação do governo com o combate e apreensão de drogas além de frisar que o Brasil é o país da América do Sul mais bem preparado para esse combate. O Des Presidente da ANDES, Marcelo Buhatem, trouxe algumas estatísticas da criminalidade, dentre elas, notadamente, o recorde na apreensão de cocaína no ano de 2021, ultrapassando as mais de 40 toneladas. Além disso, se mostrou preocupado com aqueles que defendem a não prisão de pessoas portando até 1 kg de substância entorpecente, especialmente cocaína e maconha, em virtude do princípio da obediência à lei, que não faz tal distinção, bem como o péssimo exemplo aos demais magistrados Brasileiros.
O evento ocorrerá até sexta feira e conta com excelente organização. Agradecemos, assim, o convite e parabenizamos pela escolha dos participantes.