Skip to content

Novos associados: um Desembargador do Espírito Santo e outro do Paraná

A Associação Nacional de Desembargadores-ANDES ganhou nesta quarta-feira, dia 09, mais dois novos associados, os Desembargadores Anderson Ricardo Fogaça, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), e Júlio César Costa de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

O Presidente da Associação, Desembargador Fabio Dutra, em seu nome e da diretoria, dá as boas-vindas aos novos associados!

Representando os Estados do Espírito Santo e do Paraná, respectivamente, os Desembargadores Fernando Zardini Antonio (Conselho Deliberativo) e José Laurindo de Souza Netto (Diretor Nac. de Assuntos Jurídicos e Prerrogativas) integram a diretoria da ANDES.

 

Perfis dos Magistrados

 

Desembargador Anderson Ricardo Fogaça Começou sua vida profissional no serviço público como motorista do Ministério Público, em Ponta Grossa, em 1998. Entre 1999 e 2005 foi servidor da Justiça Federal em Ponta Grossa, Paranavaí e Curitiba. Ingressou na Magistratura paranaense no cargo de Juiz Substituto no ano de 2005. Foi Juiz Eleitoral nas Comarcas de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Piraquara, presidindo as eleições em cada uma destas Comarcas. Foi Juiz Suplente deste Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no ano de 2015. Desde 2015 exerce a jurisdição como Desembargador Substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Exerceu a função de Juiz Auxiliar da 2ª Vice-presidência na gestão 2019/2020 e da Presidência do TJPR na gestão 2021/2022. Iniciou o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduando-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no ano de 2002. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional. Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR). Autor de livros e vários artigos acadêmicos.

Desembargador Júlio César Costa de Oliveira Natural de Petrópolis (RJ). Formação Acadêmica Mestre em Direito (Universidade de STEINBEIS-HOCHSCHULE BERLIN – Alemanha); Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil (Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro); Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal (Universidade Gama Filho – RJ); Pós Graduação em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal); Pós Graduação em Direito de Família (Faculdade de Direito de Vitória – FDV); Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG); 1998, Bacharel em Direito – Graduado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Estado do Rio de Janeiro, em 16 de dezembro. Experiência Profissional: 2021, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, promovido por merecimento, nos termos do Ato Especial nº 428/2021, publicado no D.J. de 22 de novembro; 2016, Membro da Comissão Regulamentadora das intimações da Fazenda Pública no Estado do Espírito Santo; 2016, Membro da 1ª Turma do Colegiado Recursal da Capital; 2014, Ouvidor Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo; 2012-2014, Membro Titular da Classe dos Juízes Estaduais do TRE-ES; 2011-2014, Ouvidor Substituto do TRE-ES; 2010-2012, Membro Titular da Classe dos Juízes Estaduais do TER-ES; 2010, Membro Substituto da Classe dos Juízes Estaduais no TRE-ES; 2010, Juiz Auxiliar das Eleições 2010, do TRE-ES; 2009, Integrante do Núcleo de Família/ Órfãos e Sucessões de Vitória; 2000-2001, Juiz Corregedor da Egrégia Corregedoria Geral da Justiça; 1999, Membro do Colégio Recursal do Juizado Especial Criminal; 1997, Juiz Auxiliar da Egrégia Corregedoria Geral da Justiça; 1994, Juiz convocado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, biênio 94/95, para compor o “Mutirão”; 1991, Ingresso na Magistratura do Estado do Espírito Santo em 04 de dezembro de 1991, exercendo o cargo de Juiz Substituto; Como Juiz de Direito, convocado por 31 vezes, pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, para exercer a função de Desembargador; 1991, Curador da Comissão de Ética e Disciplina da OABRJ, Seccional Rio de Janeiro; Exercício da Advocacia no Estado do Rio de Janeiro, com sede em Petrópolis (RJ).