Skip to content

Inaugurado o retrato do Des. Manoel Carpena Amorim na Galeria de Ex-presidentes da ANDES

Muita emoção e boas recordações marcaram nesta quinta-feira, dia 20, o encontro de familiares, amigos e colegas do Desembargador Manoel Carpena Amorim, que teve o seu retrato do inaugurado na Galeria de Ex-presidentes da Associação Nacional de Desembargadores – ANDES. A cerimônia aconteceu na sede da entidade e foi aberta pelo Presidente da Associação, Desembargador Fabio Dutra, que destacou que a ANDES é uma instituição diferente de outras que também têm o objetivo de defender e proteger categorias, interesses e prerrogativas. E explicou o porquê:

– Quando falamos da ANDES, lembramos que o Desembargador Carpena também foi Diretor Geral da Emerj e dizia que lá era a casa dos Juízes; nós dizemos que aqui é a casa dos Desembargadores. Lembramos dele com muito carinho, porque ele teve a consciência de defender interesses diferentes e que precisam ser protegidos. E por isso nós o homenageamos, por essa consciência.

Foi orador no evento o Desembargador Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJRJ) no biênio 2005-2006. Presente a família do  homenageado, a viúva Marlene de Souza Carpena Amorim, a filha Heloísa Carpena Vieira de Mello, e a neta Isabela Carpena Vieira de Mello, que descerraram a foto do Magistrado e a placa com o período em que presidiu a entidade, de 08 de março de 2006 a 30 de abril de 2008.

 

Presenças

Compareceram o Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, os Presidentes da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), Desembargadora Eunice Ferreira Caldas, e da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), Procurador de Justiça Claudio Henrique da Cruz Viana.

Entre os Diretores da ANDES estavam presentes os Desembargadores Guaraci de Campos Vianna (Cultural e de Eventos), Fernando Fernandy Fernandes (Conselho Deliberativo) e Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues (Conselho Fiscal).

O Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB também se fez presente: Desembargadores Jean Albert de Souza Saadi (Diretor Cultural de Eventos), Custódio de Barros Tostes (Secretário do Conselho Fiscal), Antônio Carlos Esteves Torres (Presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito), Wagner Cinelli de Paula Freitas (Secretário do Grupo de Estudos sobre Judiciário e Comunicação), e os Juízes Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo (2º Tesoureiro), Edmundo Franca de Oliveira (Diretor de Integração Judiciária) e Carlos Sérgio dos Santos Saraiva (Membro do Conselho Editorial).

Entre outras presenças, estiveram os Desembargadores Lindolpho Morais Marinho (aposentado), João Batista Damasceno (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Cherubin Helcias Schwartz Júnior (TJRJ) e Theophilo Antonio Miguel Filho (Tribunal Regional Federal da 2ª Região-TRF2); o Promotor de Justiça Decio Alonso Gomes e o Advogado Paulo Cesar Salomão Filho (Sócio do Salomão, Kaiuca, Abrahão, Raposo e Cotta Advogados e ex-Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol no biênio 2018-2020).