


O Desembargador Fernando Zardini Antonio, do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, foi empossado nesta quinta-feira, dia 11/12, no cargo de Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para o biênio 2026/2027. O Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, em seu nome e da Diretoria, congratula o Magistrado e toda a nova administração do Tribunal capixaba e envia votos de uma gestão bastante exitosa!
A cerimônia de posse da nova mesa diretora do TJES aconteceu no novo Salão Pleno do Tribunal. O Desembargador Alexandre Puppim, do TJES, representou o Presidente da ANDES no evento.

A Desembargadora Janete Vargas Simões é a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente na história do Judiciário capixaba. Ao receber a missão, a nova Presidente manifestou sua gratidão e afirmou seu senso de responsabilidade com a função. “Esta posse não é apenas uma cerimônia. É um símbolo, um gesto histórico. Depois de 134 anos, esta Corte passa a ser presidida por uma mulher. E, quando olho para essa realidade, sei que não se trata de um marco meu – mas nosso. O que se celebra aqui não é a trajetória individual de uma Magistrada, e sim o amadurecimento democrático de uma instituição que aprendeu a reconhecer a força da pluralidade humana em sua composição”, destacou.
A cerimônia teve início com a revista da Desembargadora Janete Vargas Simões à tropa da Polícia Militar, a convite do Governador do Estado, Renato Casagrande. Em seguida, no Salão do Tribunal Pleno, a Magistrada foi conduzida ao plenário pelos Desembargadores Pedro Valls Feu Rosa e Aldary Nunes Junior, respectivamente o mais antigo e o mais novo integrante da Corte.
Conforme o protocolo, após a Execução do Hino Nacional e do Hino do Estado do Espírito Santo pela Banda de Música da Polícia Militar, o Desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que nesta data transferiu o cargo para a nova Presidente, agradeceu a todos os Desembargadores que o apoiaram desde o início e durante toda a sua gestão.
Na sequência, foi exibido um vídeo em homenagem à Desembargadora Janete, que evidenciou o papel histórico que ela ocupa, ao ser a primeira mulher a comandar o Tribunal de Justiça capixaba pela primeira vez em 134 anos. E traçou sua trajetória, desde a infância, em Barra de São Francisco, seus primeiros passos no cartório comandado pela mãe, também pioneira, sua juventude na faculdade de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo, a formação de sua família, bem como o ingresso e sua destacada atuação na Magistratura.
Em seguida, a nova Presidente prestou o compromisso legal para exercer o cargo, assinou o termo de posse e tomou assento na cadeira de Presidente do Tribunal de Justiça. Em seu discurso, a Desembargadora reafirmou seu compromisso em modernizar o Judiciário com a preservação do elemento humano.
Já empossada, a Magistrada deu posse ao Desembargador Fernando Zardini Antonio no cargo de Vice-presidente, ao Desembargador Ewerton Schwab Pinto Júnior no cargo de Corregedor-geral da Justiça, e ao Desembargador Robson Luiz Albanez no cargo de Vice-corregedor.
Ao assumir a gestão, ao lado dos demais integrantes da mesa diretora, a magistrada disse estar honrada pela confiança, especialmente, neste momento complexo da vida institucional brasileira.
Após os novos dirigentes posarem para a foto oficial, a Desembargadora Janete Vargas Simões, acompanhada de seu esposo, o Desembargador aposentado Carlos Simões Fonseca, convidou o Desembargador Samuel Meira Brasil Jr., acompanhado de sua esposa Anna Lara Ferreira Brasil, para a inauguração do retrato do Desembargador Samuel para a galeria de ex-presidentes do Tribunal de Justiça.
A gentileza foi retribuída em forma de homenagem, com a presença da família da nova Presidente, seus filhos Maria Caroline e Tiago, a nora Lívia, o genro Rodrigo e os netos Ana Carolina e Hugo. Também as Desembargadoras se reuniram para uma homenagem à primeira Presidente mulher do TJES.
O decano da Corte, Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, encarregado de fazer a saudação aos empossados, optou por apontar o maior desafio da nova gestão: definir o futuro próximo do Tribunal de Justiça. Contudo, para o Desembargador Pedro Valls, as condições para seguir em frente já foram criadas e a Desembargadora Janete vem para transformar discussões em diálogos positivos, a colocar de mãos dadas servidores e magistrados e a impor com energia serena. Ainda segundo o decano, a nova Presidente também conta com o reforço potente em sua gestão.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da solenidade o Governador Renato Casagrande e o Vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; o Presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Deputado Marcelo Santos; a Vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini; o Deputado federal Josias da Vitória, além do Procuradora-geral do MPES, Francisco Martinez Berdeau.
Também prestigiaram a cerimônia, o representante do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargador Júlio de Castilhos; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, Desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffler; o Procurador-geral do estado, Yuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga; o representante da Defensoria Pública Geral do Espírito Santo, Rodrigo Borgo; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Érica Ferreira Neves; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Domingos Augusto Taufner; a representante da Capitania dos Portos, Primeira-Tenente Natasha Simões Franco, e a Presidente eleita da Amages, Juíza Vanessa Ribeiro Mateus, o representante do Ministério Público Federal, Carlos Vinícius Soares Cabeleira.