Skip to content

Dia Nacional de Luta da PCD no TJRJ com parceria da ANDES

A grande ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que vem sendo promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) agora faz parte oficialmente do calendário anual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Nos próximos dias 24 e 25 acontecerá a ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

A iniciativa, promovida pelo Judiciário fluminense pelo quarto ano seguido, conta com a parceria de várias instituições públicas e privadas, oferecendo atendimentos em diversos serviços, tudo de forma gratuita. A Associação Nacional de Desembargadores-ANDES apoia o evento.

Após convite do Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, para que a Presidente da Comai, Desembargadora Regina Lúcia Passos, participasse da reunião de diretoria da Associação nesta segunda-feira, dia 1º, ficou decidida pelos Diretores a participação da entidade como parceira do evento.

Na reunião, a Magistrada apresentou o projeto, que, além de serviços e atendimentos gratuitos voltados à inclusão e à cidadania, tem o objetivo de garantir a efetividade da prioridade processual às pessoas com deficiência (PCDs), além da superação de barreiras estruturais ainda presentes nas unidades do Judiciário. Ao final, ela agradeceu a oportunidade e o apoio da ANDES ao evento.

Está unido à Comai na missão de realizar os dois dias de ação social o Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social, vinculado à Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ.

A Ação Social pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (24 e 25 de setembro) será realizada nas dependências do Tribunal, com participação de instituições externas e mobilização da estrutura interna.

 

Descrição

 

Um cartaz comunica uma ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, marcada para os dias 24 e 25 de setembro. O texto informa que haverá serviços e atendimentos gratuitos voltados à inclusão e à cidadania, no Palácio da Justiça e todo o seu entorno, localizado na Rua Dom Manuel nº 37. No cartaz, há uma ilustração de seis pessoas, algumas com deficiências visíveis: uma mulher em cadeira de rodas, um homem com bengala, uma mulher fazendo o sinal de Libras para “eu te amo”, entre outras. O cartaz também exibe os logos da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ (COMAI). A combinação de cores do cartaz inclui amarelo, azul, verde e laranja.