Por ocasião da proximidade da aposentadoria, a Desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo foi homenageada nesta quarta-feira, dia 16, em solenidade na sala da sessão da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, compareceu ao evento e, assim como outros Magistrados presentes, fez uso da palavra enaltecendo as qualidades da Desembargadora e sua atuação na Justiça fluminense, durantes os 43 anos de Magistratura, desde que foi empossada como Juíza, em 1982.
Ficou lotada a sala de sessões da 16ª Câmara de Direito Privado, localizada na Lâmina 3 do Fórum Central, com a presença de magistrados, servidores, colaboradores e amigos da Desembargadora. Entre os presentes, estiveram o Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro, o Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, o Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, Presidente do TJRJ no biênio 2021-2022, a conselheira do CNJ e Juíza do TJRJ, Renata Gil de Alcantara Videira, além de outros Desembargadores e Juízes, que atuaram como juízes auxiliares da homenageada, nas ocasiões em que a Desembargadora Maria Augusta exerceu os cargos de Corregedora-geral da Justiça e 3ª Vice-presidente do TJRJ. O Desembargador Antonio Iloizio Barros Bastos irá substituir a Magistrada na presidência da 16ª Câmara.
Na segunda-feira, dia 14, a Desembargadora Maria Augusta também foi homenageada, na abertura da sessão do Órgão Especial do TJRJ, onde recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, entregue pelas Desembargadoras Suely Magalhães e Cristina Gaulia.
Perfil da Desembargadora
Aprovada, em 1976, no primeiro concurso do novo Estado do Rio de Janeiro para o Ministério Público, tomou posse em 1977 na Comarca de Bom Jesus de Itabapoana e, posteriormente, foi para as comarcas de Paraíba do Sul e Niterói.
Em 1982, tomou posse na Magistratura no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Atuou na 7ª Vara Criminal de Nova Iguaçu e nas 1ª, 3ª e 9ª Varas de Fazenda Pública, até assumir a titularidade da Vara Cível de Jacarepaguá.
Atuou como Juíza auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJRJ, nas gestões da Desembargadora Maria Stella Villela (biênio 1989-1990); Desembargador Luiz Fernando Whitaker (1990-1991); e Áurea Pimentel Pereira (1993-1994). Atuou, ainda, como Juíza titular na 36ª Vara Criminal da Capital e na 9ª Vara de Fazenda Pública.
Foi promovida a Desembargadora em 1998, atuando nas 7ª e 4ª Câmaras Cíveis e, posteriormente, na 1ª Câmara Cível, onde permaneceu por mais de 10 anos, assumindo a Presidência da Câmara.
Foi Corregedora-geral da Justiça no biênio 2015-2016 e 3ª Vice-presidente do TJRJ no biênio 2017-2018.
Em 2019, assumiu a Presidência da 4ª Câmara Cível, atual 16ª Câmara de Direito Privado, permanecendo mais de seis anos, até agora, quando encerra sua trajetória profissional, completando 43 anos de serviços prestados ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.