O Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, presidiu na última sexta-feira, dia 25, o painel que teve entre os palestrantes o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o III Seminário da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (Anamel).
Com o tema “Inteligência Artificial, Diretos Fundamentais e Segurança Jurídica”, o evento ocorreu no auditório Sepúlveda Pertence, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em Brasília.
O Presidente da ANDES compôs a mesa de abertura, junto ao Ministro André Mendonça, à Presidente da Anamel, Desembargadora Nilsoni Custódio (TJDFT), o Corregedor do TJDFT, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, entre outras autoridades e magistrados.
O Painel 1, presidido pelo Desembargador Fabio Dutra, teve as seguintes palestras: “Valores Fundamentais do Constitucionalismo Democrático: Princípios para a Construção de um Estado de Justiça e de Paz” – Min. André Mendonça (STF); “Inteligência Artificial, Direitos Fundamentais e Segurança Jurídica” – Conselheiro Marcello Terto (CNJ) e Desembargadora Mônica Sifuentes (TRF6); “Inteligência Artificial no Judiciário: Limites e Possibilidades” – Desembargador Roberto Freitas (TJDFT).
O Painel 2 foi presidido pelo Desembargador Jackson Di Domenico (TRE-DF) com as palestras: “Direitos Fundamentais na Era Digital” – Juiz Aragonê Nunes Fernandes (TJDFT); “Impactos da Inteligência Artificial Generativa na Atividade Jurisdicional” – Juíza Luciana Yuki Fugishita Sorrentino (TJDFT); “Neurodireitos em Jogo: a Proteção da Mente em uma Era de Meurodados e Controle Cerebral” – Juíza Graciela Henriquez (TJES); “Inovação Tecnológica e Direito. Como a Tecnologia Pode Melhorar a Prestação do Serviço Jurisdicional” – Doutor Caio Sanas (SP); “Mensagem de Reflexão: a Justiça e a Paz do Cristão” – Desembargador Roberto Carvalho Veloso (TRF1), Diretor Nacional de Assuntos Legislativos e de Relações Institucionais da ANDES.
Mesa de honra do III Seminário Anamel (Foto: Sindjus)