Skip to content

Desembargador Fabio Dutra compõe mesa de lançamento da Revista Acadêmica da Esaj

 

         A Escola de Administração Judiciária (Esaj) lançou nesta quinta-feira, dia 30, a revista “Esaj Acadêmica”. Em cerimônia realizada no Auditório Nelson Ribeiro Alves, no Forum Central, o Presidente do Conselho Editorial do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, Desembargador Fabio Dutra, foi convidado a compor a mesa de honra, junto ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e os Desembargadores Sérgio Seabra Varella, Maria Isabel Paes Gonçalves e Fernanda Xavier de Brito. A Diretora da Esaj, Professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, fez a apresentação da “Esaj Acadêmica”, primeira revista científica do TJRJ, composta exclusivamente por trabalhos científicos de servidores e seus professores orientadores.

 

A Diretora da Esaj destacou que a revista cumpriu todos os requisitos para ser uma publicação científica, inclusive o número ideal de14 artigos. Ela agradeceu a todos que apoiaram a realização citando, entre outros nomes, o Presidente do TJRJ como grande incentivador do feito. Antes de passar a palavra para o primeiro mandatário do Tribunal, ela comentou sobre a alegria de contar com a presença do Desembargador Fabio Dutra compondo a mesa do evento, uma vez que cursaram juntos a especialização em Compliance na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e se disse emocionada ao lembrar do fato.

O Desembargador Ricardo Cardozo ressaltou que o lançamento da revista da Esaj representa  um momento histórico para o Tribunal fluminense avançando na qualificação e reconhecimento dos servidores. “Na minha gestão, fiz questão de colocar a Esaj no mesmo patamar da Emerj, porque servidores e Magistrados são iguais e a Esaj tem que se tornar uma referência”, afirmou o Presidente do TJRJ. Passou a palavra ao Desembargador Fabio Dutra.

O Diretor do IMB e Presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes) iniciou parabenizando o Desembargador Ricardo Cardozo pela amplitude que deu à Esaj. Também parabenizou à Esaj, “que produz um produto acadêmico de qualidade e de excelência” e brincou: “que vai fazer inveja a muita gente dos tribunais pelo Brasil”. Segundo o Magistrado, “não é fácil escrever ou liberar o que se escreveu, e uma revista científica tem exigências muito maiores do que aquela, por exemplo em que estou como Presidente do Conselho Editorial, a Revista In Verbis.” Finalizando, parabenizou ainda os membros da Esaj, como o Desembargador Ségio Varella, a Professora Lúcia Frota e todos os professores e alunos que escreveram os artigos publicados na nova revista.

Em seguida, foi apresentado um vídeo com mensagem do Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, integrante da equipe de editores da “Esaj Acadêmica”. O Magistrado citou várias etapas da elaboração da revista e elogiou o desempenho de toda a equipe como também dos autores dos artigos. Também falou sobre a importância da revista para o meio acadêmico no Tribunal e da inclusão da mesma no Prêmio Innovare do CNJ.

Em sua fala, o Desembargador Sérgio Varella destacou a inclusão da revista no prêmio Innovare e citou que pela primeira vez professores servidores deram aulas para Magistrados. “Diálogo, afeto e coragem foram o espírito dessa revista”, afirmou ele.

 

Boas Práticas

 

IMB / Fotos: Conceição Sá