Skip to content

Cerimônia de posse do Acadêmico José Roberto de Castro Neves na ABL

O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, compareceu, na última sexta-feira, dia 11, à cerimônia de posse do acadêmico José Roberto de Castro Neves na Academia Brasileira de Letras, realizada no Salão Nobre da ABL, no Centro do Rio.

Advogado e escritor carioca, Castro Neves é o mais jovem imortal da Academia. No discurso de posse, ele enalteceu a cultura brasileira. O novo acadêmico tomou posse na cadeira de número 26 da ABL, antes ocupada pelo pernambucano Marcos Vilaça, advogado e escritor que morreu em março.

Colecionador apaixonado por livros, possui a maior biblioteca do país sobre o poeta e dramaturgo inglês, William Shakespeare, com cerca de cinco mil títulos. José Roberto de Castro Neves já escreveu 18 obras, além de ser advogado e professor universitário.

No seu discurso de posse, José Roberto de Castro Neves defendeu a valorização da diversidade na cultura. Ddisse que entrar pra ABL é a maior honraria que poderia receber na vida. Lembrou dos pais dizendo que estariam orgulhosos. Sempre o incentivaram a ler.

Desembargadores Marcos Alcino de Azevedo Torres e Edson Aguiar de Vasconcelos, o Juiz Jairo Vasconcelos foram alguns dos Magistrados do TJRJ presentes, além do Juiz Fabrício Fernandes de Castro, do TRF2.

Junto à sua esposa Gisele Herdy Dutra, o Presidente da ANDES também esteve ao lado do acadêmico Domício Proença Filho, que presidiu a ABL de 2016 a 2017.