Skip to content

Diretor representa ANDES no LXI Encontro do COPEDEM, em Curitiba, e recebe homenagem na abertura do evento

A Associação Nacional de Desembargadores-ANDES foi representada nesta quinta-feira, dia 4/12, pelo seu Diretor Nacional de Assuntos Jurídicos e Prerrogativas, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, do TJPR, na abertura do LXI Encontro do COPEDEM, em Curitiba (PR). Na ocasião, o Magistrado foi agraciado com a Medalha Mérito Acadêmico “Desembargador Antonio Rulli Junior”, por sua contribuição ao fortalecimento das Escolas Judiciais e da Magistratura.

O Desembargador José Laurindo, que também é membro consultivo do Copedem, fez uso da palavra em nome da ANDES e falou sobre os maiores desafios do Poder Judiciário, entre os quais “formar e selecionar Magistrados aptos, não só à lide processual, mas sobretudo com fito sociológico mais amplo”. Ele afirmou que, ao longo desses 20 anos, “o Copedem tem desempenhado papel fundamental para a integração das escolas estaduais, contribuindo sobremaneira para o sistema de Justiça, na construção do Magistrado integrado nos cenários sociais, jurídicos e socioambientais, do Magistrado servidor do direito originário, da dignidade da pessoa humana”. Ao final, encerrou a manifestação dando as boas-vindas a todos os diretores, desembargadores, servidores, especialistas, ressaltando que “o conhecimento é o maior instrumento da transformação da sociedade”.

Ao credenciar o Diretor José Laurindo para representar a entidade no evento, o Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, enviou mensagem parabenizando o Presidente do Copedem, Desembargador Marco Villas Boas, pela realização do encontro e desejando votos de pleno êxito e brilho ao evento.

A abertura oficial do encontro aconteceu às 10h desta quinta-feira, dia 4, com a presença de autoridades do Judiciário. Esta sexta-feira, dia 5, será o segundo e último dia do evento. Com o tema “Escolas Judiciais em Rede: Inovação e Cooperação Global na Formação da Magistratura”, o LXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) está sendo realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).

A programação reunirá diretores, magistrados, servidores e especialistas de todo o país para refletir sobre os rumos da educação judicial brasileira, com destaque para práticas inovadoras, redes de cooperação técnica e internacionalização do conhecimento. Promovido pelo Copedem, com apoio da Escola da Magistratura do Paraná (Emap) e da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), o encontro terá momentos científicos, oficinas, reuniões temáticas e atividades culturais.

O LXI Encontro contemplará discussões sobre os desafios contemporâneos da formação de magistrados, abordando temas como Inteligência Artificial, Competências Digitais, Justiça Inclusiva e Intercâmbio Internacional entre escolas judiciais.