
O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, compareceu, na última sexta-feira, dia 07/11, à cerimônia de entrega do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal, realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Receberam a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio): o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF); o Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Desembargador Cláudio de Mello Tavares; o Desembargador José Carlos Paes, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); e o Coronel Bombeiro Militar Leandro Salles, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e Secretário de Estado de Defesa Civil.
A comenda homenageia personalidades que conferiram relevância e expressão ao Sistema Tribunal de Contas. O Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Conselheiro Thiago Pampolha, compôs a mesa de honra da solenidade, que também contou com a participação do Conselheiro Edilson Silva, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O Diretor de Relações Institucionais e Comunicação do TCE-RJ, Anderson de Paula, também esteve presente, representando a Corte de Contas fluminense.
Principal homenageado da noite, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), em discurso emocionado, relembrou o período em que viveu na cidade, no fim dos anos 1990, quando atuou como advogado da Petrobras. “É uma grande honra receber essa homenagem. Materializa um compromisso com a cidade. Um compromisso de ação e perseverança para resgatar aquilo de que temos saudade, o que perdemos com o tempo. É preciso trazer de volta o que de bom havia”, destacou.
O Colar do Mérito
O TCMRio instituiu a outorga do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal com o objetivo de manifestar respeito às instituições fundamentais ao regime republicano, reverenciando personalidades que tenham alcançado representatividade e projeção em suas atividades profissionais, de forma a contribuir para o fortalecimento dos poderes estatais, das ações governamentais, da identidade nacional e da democracia.
A condecoração é composta por uma estrela dourada de cinco braços, com a efígie em alto-relevo do ministro Victor Nunes Leal, acompanhada de um distintivo de alfinete, uma roseta e um diploma, todos gravados com o brasão do município do Rio de Janeiro. A contribuição de Victor Nunes Leal ultrapassou o campo jurídico, ampliando o horizonte do pensamento político e institucional do Brasil.