O Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), associou-se nesta quarta-feira, dia 03, à Associação Nacional de Desembargadores-ANDES.
Na ocasião, além de receber as boas-vindas do Presidente da Associação, Desembargador Fabio Dutra, o novo associado também foi parabenizado pelos Desembargadores do TJRJ Guaraci de Campos Vianna (Diretor Nacional Cultural e de Eventos da ANDES), Renata Machado Cotta e Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, ambos do Conselho Fiscal. A Desembargadora Mirza Telma de O. Cunha, do TJAM e do Conselho Deliberativo da ANDES, também acompanhou o momento.
Perfil do novo associado
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, em 1983. Foi Corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (biênio 2023/2024); Presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil; Conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça e Presidente da Comissão Organizadora do Concurso da Magistratura do TJAM. Assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no dia 9 de janeiro deste ano, em solenidade realizada no Teatro Amazonas.
É natural de Manaus, ingressou na Magistratura em 1986 e atuou como juiz nas Comarcas de Humaitá e Itacoatiara, no interior do estado; na capital, em Varas da Fazenda Pública Municipal, da Dívida Ativa Municipal, e Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.
Também atuou como Juiz Corregedor-auxiliar e como Juiz-auxiliar da Presidência e da Vice-presidência do TJAM. Esteve à frente da 1ª e da 3ª Turmas Recursais dos Juizados Especiais do Amazonas. Também atuou como Coordenador de cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam). No TRE, foi Juiz eleitoral e Coordenador da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.
Em 2016, foi promovido a Desembargador pelo critério de antiguidade e presidiu a 2ª Câmara Criminal do TJAM. Em janeiro de 2023, assumiu a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) e, em março do mesmo ano, foi eleito Conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça. À frente do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJ/AM, promoveu ações para a efetivação de políticas públicas de regularização de terra no estado, com destaque nacional para a Semana Solo Seguro.