Com pesar, a Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, informa o falecimento do seu associado Desembargador Alberto Motta Moraes, aos 84 anos.
O Presidente da ANDES, Desembargador Fabio Dutra, em seu nome e da Diretoria, expressa condolências aos familiares e amigos do Magistrado nesse momento de luto.
O velório realizou-se nesta sexta-feira, dia 8, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.
O 1º Vice-presidente da ANDES, Desembargador Fernando Foch, também lastimou: “Meus sinceros pêsames à família e aos amigos. Mottinha foi um grande magistrado e uma extraordinária figura humana.”
Desembargador Alberto Motta Moraes
Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1966, exerceu a advocacia de 1968 até 1972, quando tomou posse como promotor de Justiça em maio.
Um mês depois, em junho de 1972, ingressou na Magistratura fluminense. Foi promovido a Desembargador em 1998, tendo integrado Câmaras Criminais.
Na Justiça Eleitoral, atuou na coordenação das eleições de 1985 para a Prefeitura do Rio de Janeiro e, em 1986, nas eleições gerais no Estado. Desempenhou, ainda, atividade na Coordenação Nacional do Recadastramento Eleitoral sob a responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em 2009, quando comandou as eleições municipais. Aposentou-se do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) em 2010.