Skip to content

Presidente da ANDES compõe mesa de honra na posse do Desembargador Vitoraldo Bridi no TJSC

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou, na última sexta-feira, dia 25, o Juiz de Direito de 2º grau Vitoraldo Bridi no cargo de Desembargador. O Presidente da Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, Desembargador Fabio Dutra, compareceu e foi convidado a compor a mesa de honra da cerimônia, junto ao Presidente do TJSC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, e outras autoridades. A sessão solene de posse foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis, e teve transmissão ao vivo pelo YouTube.

O novo membro da Corte foi recepcionado pelos Desembargadores Antonio do Rêgo Monteiro Rocha e Eliza Maria Strapazzon antes de prestar compromisso para o cargo e assinar o termo de posse. Além dos Desembargadores do TJ, estiveram presentes a família, amigos e assessores do empossado; autoridades das esferas federal e estadual; desembargadores aposentados; e representantes de outros tribunais, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Magistrados Catarinenses e do Poder Executivo.

O Desembargador Vitoraldo Bridi ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Getúlio Corrêa.

Coube ao Desembargador Antônio Zoldan da Veiga o discurso de boas-vindas ao novo integrante do Tribunal Pleno. Ele destacou a família como razão do caminho percorrido com sucesso pelo empossado até chegar à Corte, momento no qual também passa a integrar outra família – o próprio Tribunal. “Sua família está presente aqui nesta sessão para reconhecer o sucesso de Vossa Excelência e aplaudi-lo. Fazer parte desta Corte é agregar tudo o que traz em sua bagagem, o que não é pouca coisa. Esta família conta com sua participação nesta caminhada que, não tenho dúvidas, será sempre na busca do aperfeiçoamento”, assinalou.

Em seu discurso, o empossado recordou os diferentes momentos de sua trajetória e agradeceu a servidores, magistrados, professores e amigos que fizeram parte dela na magistratura e na docência. Citou também assessores e os familiares. “Este momento representa o ápice da carreira que trilhei. Ao longo dela, fiz escolhas. Não me arrependo de nenhuma. Não tenho queixas, nem direito a lamúrias. Chego ao Tribunal 38 anos após o ingresso na Magistratura como Juiz substituto, mas realizado e muito feliz. Passei por várias comarcas – e em todas elas ficaram marcas indeléveis, amigos que não esqueço e que permanecem em meu coração”, destacou.

Ao encerrar a cerimônia, o Presidente do TJSC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, enfatizou a longa carreira do empossado, com atenção especial ao tempo nas comarcas do Vale do Itajaí – especialmente Blumenau, cidade onde também se destacou como professor. “A chegada do Desembargador Vitoraldo Bridi representa a força, a temperança, o equilíbrio. É mais uma voz a somar nos destinos de nossa instituição. O carinho que Vossa Excelência mostra aqui, aos que estiveram consigo em sua caminhada, é a sua essência. Seja bem-vindo a esta Corte de Justiça”, complementou.

Nas fotos, o Presidente da ANDES junto ao Presidente do TJSC e com o Desembargador empossado e demais do Tribunal catarinense

 

Carreira na Magistratura

Vitoraldo Bridi é natural de Farroupilha (RS). Formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e é mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Foi professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) de 1990 a 2013, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) entre 1993 e 1994, da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) no ano de 1995, e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) entre os anos de 2008 e 2010.

Ingressou na Magistratura catarinense em 1987, tendo atuado nas comarcas de Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Brusque, Trombudo Central, Pomerode, Gaspar, Indaial, Chapecó, Blumenau e Florianópolis. Exerceu a função de Juiz-corregedor da Corregedoria-Geral da Justiça entre 2010 e 2013. Foi Juiz auxiliar da Presidência do TJSC entre 2014 e 2015. Foi Vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (2018–2021) e Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (2018–2020). Em abril de 2023, foi empossado como Juiz de 2º grau do TJSC.