Skip to content

Desembargador Cristiano do Lago também representa ANDES na posse da administração do TRE-MG

O Desembargador Cristiano Álvares Valadares do Lago, do TJMG, também representou a Associação Nacional de Desembargadores-ANDES, na posse dos novos Presidente e Vice-presidente/Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Desembargadores Júlio César Lorens e Carlos Henrique Perpétuo Braga, realizada no dia 13/06, durante sessão solene no auditório do TRE-MG.

Em seu discurso de posse, o novo Presidente do TRE ressaltou que chegar à Presidência, antes de um propósito, antes de um projeto, tem um sentimento maior, uma obstinação para servir acima de interesses isolados e vaidades, pois a instituição está acima de tudo de todos. “Pretendemos abraçar o modelo de gestão firme e participativa, pois quem escuta decide melhor e a Justiça Eleitoral, sem prejuízo da sua atividade fim, há muito já voltou seus olhos para as questões sociais. Ela não se restringe apenas a inspeções, cadastramento e realização de eleições”, disse o empossado.

Desembargador Júlio César Lorens também renovou o compromisso de garantir à sociedade que o processo eleitoral seja legítimo, confiável e imparcial: “Fica, ainda, a certeza da realização das próximas eleições de forma íntegra, para manter o elevado nível de credibilidade do sistema eleitoral brasileiro, especialmente quanto à autenticidade e à integridade da urna eletrônica, que completou 29 anos de sua criação”.

O novo Presidente finalizou sua fala ressaltando a importância da identificação biométrica para a segurança do processo eleitoral. E transmitiu uma mensagem para as eleitoras e eleitores.: “Um recado paroquial para quem não fez a biometria: um pedido para que a faça e colabore para o fortalecimento do sistema eleitoral. A sua contribuição é imprescindível”.

 

Discursos e presenças

 

Em seu discurso de despedida, o Desembargador Ramom Tácio de Oliveira falou da emoção que foi presidir a instituição e da gratidão que fica após ocupar um cargo à frente de uma das Justiças mais importantes do país. Agradeceu a todos os setores e funcionários que estiveram ao seu lado na gestão, desde os motoristas até os integrantes da Corte. Afirmou ter plena convicção de que a gestão dos Desembargadores Lorens e Carlos Henrique será marcada pela sabedoria em busca da justiça, construindo um mundo igual para todas as pessoas.

O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, relembrou o seu primeiro contato com a Justiça Eleitoral, no final dos anos 1980, quando acompanhou, em Araxá, o trabalho dos escrutinadores, que se arrastavam por vários dias, até termos os resultados das eleições: “eu imaginava o processo eleitoral como alguma coisa feita definitivamente para não funcionar”. E, hoje, fica encantado como a Justiça Eleitoral é capaz de entregar um resultado rápido, confiável, quase instantâneo e transparente. Disse também que o Tribunal mineiro é sempre bem conduzido, pois tem um corpo técnico muito forte e uma tradição judicial muito robusta, o que dá a tranquilidade e a segurança necessárias para os jurisdicionados e mandatários nesse país.

A Juíza de Direito Flávia Birchal de Moura saudou os eleitos em nome da Corte Eleitoral, destacando os desafios para a nova gestão, que já se inicia com os preparativos para as eleições de 2026 e a especial atenção com os temas da desinformação e uso da inteligência artificial. Afirmou que a experiência e visão estratégica do Desembargador Júlio Lorens serão fundamentais para conduzir o TRE. E com a sensibilidade e conhecimento prático do Desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, que dará, certamente, valiosas contribuições, temos a certeza do apoio necessário para os magistrados e servidores, garantindo que as diretrizes e os procedimentos estejam sempre alinhados com a busca pela eficiência e pela justiça.

Ressaltando o bom relacionamento do TRE com a OAB/MG, o Presidente da instituição, Gustavo Chalfun, destacou “a alegria da Ordem dos Advogados do Brasil de participar deste momento que é histórico. Histórico porque representa, a seu modo e de toda forma, a transferência de uma gestão que ora se encerra pra outra que ora se inicia, demonstrando a efetividade do próprio Tribunal Regional Eleitoral, sinônimo da democracia, do exercício do poder compartilhado entre o poder Legislativo e Executivo”.

Falando em nome do Ministério Público Federal, o Procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 6ª Região, Patrick Salgado Martins, relembrou o trabalho institucional que as promotoras e promotores eleitorais fazem, assim como os procuradores regionais eleitorais, no cumprimento do dever constitucional de defesa do regime democrático, e desejou aos novos dirigentes sucesso na jornada.

O Ministro do STJ, Afrânio Vilela, e o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, enviaram mensagens por vídeo saudando os novos dirigentes.

Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte Eleitoral; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Tadeu Leite; o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Luiz Carlos Correa Junior; representantes das instituições: Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Ministério Público de Minas Gerais, TRF-6ª Região, TRT-3ª Região, Prefeitura e Câmara Municipal de Belo Horizonte, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Defensorias Públicas da União e do estado de Minas Gerais, 4ª Região Militar, Policias Militar e Polícia Civil de Minas Gerais, e Amagis.