Skip to content

Discurso do Presidente da ANDES na entrega de medalhas

Meus caros e caras amigas,

Hoje estamos em festa por poder entregar, na capital federal, a segunda edição da MEDALHA ANDES, criada em 2021, para condecorar e homenagear, na forma do art. 1 da Resolução específica, pessoas que tenham prestado, direta ou indiretamente, relevantes serviços à Instituição ou se destacado, com bravura e honradez, em seu mister.

Pelas normas, a concessão da comenda é anual e limitada e, visando democratizar a escolha, além do Presidente, os três Vice-presidentes podem indicar pessoas a serem agraciadas, sem prejuízo dos membros dos Conselhos.

Assim, o prestígio da concedente e do destinatário criam simbiose a prestigiar essas pessoas, Poderes ou Instituições, aproximando-os para o fim comum de fortalecer os laços dos organismos democráticos.

Pois bem, a cada evento como este, o espectador indaga, qual ou quais teriam sido os critérios da escolha. Apesar da indicação do art. 1 da Resolução que criou a comenda, inegavelmente há um elemento escondido nos corações. A AMIZADE. Exupéry já dizia que somos responsáveis por aquilo que conquistamos. É verdade, e, assim, me sinto responsável por manter a chama de nossas antigas ou novas amizades, pois como diz o poeta português Fernando Pessoal, não importa o tempo e sim a intensidade que vivemos a relação.

Nesse contexto passamos a mencionar ou justificar, em poucas palavras, cada um dos agraciados.

 

O Min. Kassio, um piauiense que ama o meu Maranhão e os dois povos. Chegou ao Supremo após passar 10 anos na magistratura, assim, a sua chegada prestigia todo o Poder Judiciário. Não pôde estar presente, porém mandou uma representante tão querida como o próprio, o seu braço direito de uma vida, a competente e operosa Betânia, nascida no meu estado, o Maranhão e amiga de minha família há anos, está muito bem representado.

O Ministro Emmanoel, Presidente do TST, homem que há mais de 45 anos presta excelentes serviços à magistratura. Aguentar esse fardo e findar a carreira no topo já o faz merecedor.

Gov Claudio Castro, governador do meu Estado e que, depois das intemperes alheias, conseguiu tomar as rédeas de um Estado cambaleante. Governador, se o tempo é o senhor da razão o presente tem este nome pq nos presenteia com a sua administração.

Ministra Isabel Gallotti, o seu saber jurídico, a sua postura independente, a sua cordialidade, o seu apoio, e a nossa amizade a transforma em nome obrigatório entre os agraciados. Aproveito para agradecer a presença do Ministro do TCU Walton Alencar.

Ministro Joel, Vossa Excelência reúne predicados jurídicos e familiares que aproximam os que ainda creem ser possível compatibilizar essas agendas. Obrigado por sua amizade. Neste ato representado pelo seu filho, Mauro Paciornik.

Ministro Caputo Bastos, Corregedor do TST, temos uma longa amizade, notadamente nas questões ligadas ao esporte, pena que não viramos jogador de futebol, pois mereceríamos os salários de lá. Magistrado de escol, hoje exerce uma inegável liderança na área trabalhista. Muito feliz em poder prestar este reconhecimento.

Ministro Bruno Dantas do TCU, o irmão mais velho que não tive. Vixe, a casa dele se fechará para mim!!!!. Bruno é hoje, inegavelmente, uma das cabeças mais brilhantes da República. Inteligente, extremamente preparado, leitor atento dos movimentos políticos sem se descuidar das finanças e projetos brasileiros. Essas qualidades que o tornam um ser político especial. Como disse, o irmão que não tive.

Ministro Leonardo Puntel do STM. Magistrado que compõe uma das mais operosas cortes superiores. Preocupado com a cultura da especialização da Justiça Militar nos estados que comportam tal medida, pois desafogaria, em muito, os já abarrotados Tribunais de Justiça.

Conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello, ou simplesmente para os amigos, como eu, BANDEIRA. Bandeira é daquelas unanimidades, pois não conheço e se existir prefiro não conhecer, quem não goste do Bandeira. Como Conselheiro do CNJ, tem levado uma palavra de equidade, equilíbrio e conciliação, que tanto a magistratura nacional precisa.

Ministra Flávia Arruda tem sido um excelente ponto de equilíbrio ao atual governo. Mulher firme e conhecedora da política como poucos. Sabe a importância do parlamento para a democracia e sabe lidar com os desafios diários, de um leão por vez…

Des. Jose Laurindo, Presidente do TJPR e recém eleito Presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça. Des. Laurindo é um incansável na administração do TJPR e pretende implantar levar aos demais Tribunais algumas boas práticas administrativas, pois preocupado com o Princípio Constitucional do razoável tempo do Processo, matéria, aliás, de preocupação da ANDES.

Desembargadora Maria do Carmo, para os mais chegados simplesmente Carminha. Ela é a minha mais nova melhor amiga. Carminha ficou triste por não poder estar hoje aqui, porém mandou como representante o seu melhor rebento, a querida filha Renata.

General Braga Neto. Eu era magistrado, quando o conheci durante a intervenção no Rio de Janeiro. Homem prático, competente, preparado e estudioso. Líder natural. Essas qualidades, por si só, já determinariam a justeza da honraria, porém há uma que é inegável. A lealdade com os que convive.

Almirante Garnier. Ao telefone me disse, lamentando, que estaria em missão no exterior, posando nesta noite em Brasília. O Almirante é o chefe da poderosa marinha brasileira, comanda homens de excelência. Recentemente fui recebido em nosso mais novo navio multifuncional, o porta helicópteros Atlantis, representado pelo Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo.

Advogado Aristides Junqueira. Dr. Aristides, como o MP brasileiro o chama. Membro por longos anos e Chefe do MPF, acabou um paradigma de seriedade e probidade para muitos Promotores de Justiça como eu, pois fui membro do MPRJ por 20 anos. Dr, Aristides, estou muito feliz em poder retribuir a amizade e fidalguia com que o Senhor trata a mim e aos meus amigos irmãos.

Dr. Robson Andrade, Presidente da CNI. Não deve ser fácil comandar caciques. Empresário de grande envergadura. Um líder entre os líderes. Consegue transitar bem em todas as esferas e rodas da República. Homem competente, rígido e grande amigo da ANDES.

Obrigado pelo reconhecimento e pelo espaço para este singelo evento.

Marcelo Lima Buhatem

Desembargador Presidente da ANDES